Esporão do Calcâneo

Radiografia de paciente com esporões no pé
Radiografia de paciente com esporões no pé

Esporões no Pé: O que é?

O calcâneo é o maior osso do pé e sustenta o peso do nosso corpo, suportando por isso um impacto intenso e constante. Os Esporões no Pé ( ou Esporão do Calcâneo) designam o crescimento anormal do calcâneo e formam uma saliência óssea, localizada de uma forma geral por baixo do calcanhar ou na zona plantar do pé, não sendo visível do exterior sem recurso a exames. 

Quais as causas?

Os Esporões no Pé podem aparecer em resultado de diversas situações, entre as quais:

– A prática de desportos com elevado impacto, como dança, corrida, ballet, entre outros;

– O uso de calçado apertado, com salto alto ou muito raso;

– Excesso de peso;

– Ter pé chato ou pé cavo.

Pode existir uma tendência genética para esta patologia e algumas doenças estão associadas a maior risco de surgimento desta patologia, como a osteoartrite, a artrite reumatóide ou a insuficiência circulatória.

Quais os sintomas?

Nem sempre esta patologia provoca sintomas. Contudo, se sente dor intensa na região inferior ou interna do calcanhar ao estar em pé, que por vezes se torna impeditiva de andar, é possível que tenha esporão calcâneo. A dor é geralmente mais intensa ao início do dia, tornando-se menos intensa ao repousar.

Para confirmar a origem da dor e fazer o diagnóstico, deverá agendar uma consulta de Podologia com profissionais devidamente qualificados.

 

Como tratar?

O tratamento desta patologia está dependente de cada caso, e poderá ser mais conservador, através de repouso, toma de anti inflamatórios, uso de gelo na zona afetada e elevação da perna, ou mais invasivo, recorrendo a cirurgia para remoção definitiva desta saliência óssea. O primeiro passo para o diagnóstico e definição do tratamento é a marcação de uma consulta de Podologia.

Como prevenir o desenvolvimento de esporões?

A melhor forma de prevenir esta patologia é reduzir a pressão sobre os calcanhares. Para tal, entre outras boas-práticas sobre as quais o seu Podologista poderá informar, deve manter-se com um peso corporal equilibrado, a atividade desportiva deve ser sempre antecedida de um bom aquecimento e deve evitar esforços ou pesos demasiado intensos.

Sente que os seus pés merecem melhor?

Faça agora a sua marcação!