Verruga Plantar

verrplant

As verrugas nos pés, verrugas plantares ou ainda “olho de peixe”, aparecem tal como o nome indica na planta do pé. Se não forem tratadas, poderão acabar por desaparecer por si, mas podem tornar-se dolorosas e desconfortáveis devido à pressão do corpo. São altamente contagiosas, pelo que devem tomar-se os cuidados necessários para evitar a sua transmissão.

O que são verrugas nos pés?

As verrugas nos pés são infeções que se manifestam através de saliências duras e ásperas que surgem na planta do pé.

São provocadas por um vírus da família do Vírus do Papiloma Humano (HPV) e transmitidas através da pele, por feridas ou cortes, em piscinas e balneários ou mesmo em casa – basta um dos membros da família ter para ser possível transmitir no duche ou na banheira usados por todos.

Quais os sintomas das verrugas nos pés?

As verrugas provocam dor e desconforto ao andar, uma vez que o pé exerce pressão sobre elas. O melhor é observá-las para ter a certeza: caracterizam-se por serem camadas de pele rijas, ovais ou circulares, rodeadas de pele espessa, com um tom esbranquiçado ou mais escuro e pequenos pontos negros (microvasos) no centro.

Qual o tratamento mais indicado?

Não toque nem tente retirar as verrugas, pois poderá transmiti-las para outras zonas do corpo ou outras pessoas. Para as tratar, deverá sempre consultar um podologista.

Existem vários tratamentos que são aplicados de acordo com o grau de desenvolvimento da verruga e a história clínica do paciente. O tratamento a laser, um dos que disponibilizamos nas clínicas DoutorPé, é rápido, indolor e extremamente eficaz: em apenas algumas sessões, através da aplicação do laser diretamente sobre a zona afetada, as verrugas nos pés desaparecem.

Como prevenir o seu desenvolvimento?

Embora não seja possível garantir que nunca irá contrair o vírus, enquanto tal é possível aplicar alguns cuidados a ter para evitar o contágio e consequente aparecimento desta patologia:

– Usar diariamente meias lavadas e secas, fundamental para evitar que o vírus se propague;

– Não partilhar sapatos, meias e toalhas com outras pessoas;

– Optar sempre por meias de algodão, que ajudam o pé a respirar;

– Usar sapatos adequados às características do pé.

Quais as diferenças entre verrugas nos pés e calos?

Por vezes poderá existir alguma confusão entre estas duas patologias. Enquanto um calo é um espessamento na pele do pé, com forma cónica e não contagioso, provocado pelo modo como apoiamos o pé ao andar, a verruga plantar é viral e contagiosa e apresenta um formato oval ou circular e pequenos pontos negros no centro.

A aplicação de um tratamento incorreto pode contribuir para o agravamento da verruga plantar e acentuar o desconforto associado. Procurar o diagnóstico especializado de um podologista é, por isso, essencial antes de aplicar qualquer tratamento.

Se acha que pode ter verrugas nos pés, marque já uma consulta de avaliação.

Sente que os seus pés merecem melhor?

Faça agora a sua marcação!