Podologia Desportiva

Desbloqueie o potencial do seu desempenho com o acompanhamento especializado da podologia desportiva

Podologia Desportiva

Enquanto ciência da área da Saúde que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das patologias e alterações que afetam o pé, faz também parte do âmbito da Podologia o estudo do pé do desportista, sobre o qual se encarrega em específico a Podologia Desportiva.

Cada vez mais pessoas praticam atividades desportivas regularmente, o que, apesar de significar inúmeros benefícios para a saúde, pode trazer alguns desafios ao nível da saúde do pé. Consoante a modalidade, pode verificar-se o aparecimento de algumas patologias ao nível Osteoarticular (como Joanetes), Dérmico (como Micoses, Verrugas Plantares ou Onicocriptose), e ainda Síndrome de Stress Tibial Medial ou Canelites, Entorses do Tornozelo, Fasceíte Plantar ou Fraturas de Stress.

Nesta página, conheça o papel da Podologia Desportiva na preparação e recuperação da prática de exercício físico, mais regular e intenso ou não.

 

Podologia Desportiva: Antes e depois das provas

O pé e o aparelho locomotor do desportista estão sujeitos a uma maior pressão e impacto. Assim, a Podologia Desportiva exerce um papel fundamental na prevenção de lesões e patologias, permitindo ao desportista atingir a melhor performance possível, qualquer que seja a prova que o espera.

Numa consulta, os nossos podologistas conseguem aconselhar, consoante o desporto que pratique, sobre os cuidados específicos que deve ter.

Em consulta é realizada uma avaliação biomecânica do pé do desportista, bem como, paralelamente, testes funcionais e exames complementares de diagnóstico. O objetivo? Identificar alterações do pé e do aparelho locomotor, possibilitando uma ação preventiva relativamente a lesões e tratando patologias que possam vir a comprometer ou a condicionar a performance.

Através da avaliação do pé do desportista, identifica-se em particular qual o tipo de apoio plantar – o que, mais uma vez, permite prever potenciais patologias e lesões específicas. Existem três tipos de apoio: pronador (apoio maior sobre a parte interna do pé), supinador (apoio maior sobre a parte externa do pé) ou neutro.

Terminado o desafio ao qual se propôs, deve regressar às nossas Clínicas para uma nova consulta de Podologia Desportiva. Avaliaremos o estado global dos seus pés e eventuais queixas específicas que possa ter, fazendo o seu diagnóstico e tratamento.

Entre as queixas e patologias mais usuais dos desportistas depois de provas ou competições estão micoses nas unhas, unhas encravadas (Onicocriptose), Verrugas Plantares ou Fasceíte Plantar.

 

Calçado: Independentemente do desporto, um cuidado transversal

Qualquer que seja o desporto que pratica, e que motiva cuidados específicos com os pés, há uma preocupação transversal a todos os tipos de desporto e que é sempre relevada em consultas de Podologia Desportiva: a escolha de calçado adequado.

Ao escolher e adquirir calçado para a prática de desporto, deve privilegiar calçado confortável e lavável.

Deve sempre experimentar o calçado antes de o comprar, idealmente com as meias que irá usar durante a prática de desporto. Se tiver uma prova em vista, procure usar o calçado nos dias anteriores à competição, para assegurar que é realmente confortável e que não magoa os pés.

Na Doutorpé somos especialistas em Podologia Desportiva e já acompanhámos dezenas de desportistas de diversas modalidades para os ajudar a alcançar o seu melhor rendimento, com resultados muito positivos.

Marque uma consulta e confie-nos o acompanhamento necessário para superar este desafio.