PODOLOGIA

A Podologia é a ciência que estuda o pé segundo características médicas, analisando as causas, as manifestações e os sintomas que nos indicam a perda de saúde nos pés.

A sua existência remonta aos tempos das cavernas, há mais de 4000 anos, quando o simples acto de retirar um pico do pé foi tido como o seu início. Em pesquisas arqueológicas na Ásia Ocidental foram descobertos vestígios do povo Hitita desaparecido em 1200 aC, que protegia os seus pés dos cortes e outras agressões, com peles de animais.
Em Portugal, o curso de Podologia existe desde 1994, passando a licenciatura (de 4 anos na área da saúde) em 2002 e é ministrada no norte do País.
Além de suportarem o peso do corpo, os pés estão sujeitos a um enorme desgaste e inúmeras alterações que, se diagnosticadas a tempo, podem ser corrigidas.
É, por isso, importante consultar um Podologista sempre que se verifique alguma alteração patológica para que, com os cuidados apropriados e conhecimentos específicos, o Podologista possa prevenir o agravamento da patologia e proceda ao tratamento mais adequado.
 
Após um minucioso diagnóstico quer em estática como em dinâmica, através do sistema biomecânico computorizado, é possível detectar várias patologias do foro estrutural/apoio dos pés. Assim, podemos de forma segura prevenir a doença e as suas repercussões no organismo humano.

A Podologia torna-se assim importante no campo da saúde, visto não estudar o pé de uma forma isolada, mas sim num todo e preencher uma lacuna nesta área.
Áreas específicas da Podologia:

Podologia Geral
Quiropodologia
Ortopodologia
Biomecânica

Áreas de Intervenção:

Podologia Laboral
Podologia Preventiva
Podologia Desportiva
Podologia Infantil - Podopediatria
Podologia Geriátrica - Podogeriatria 
Pé Diabético / Pé de Risco

 
Powered by WebExpress